top of page

Entrevista: O que fazer para contratar plano de saúde individual


Dada a dificuldade em se contratar um plano de saúde individual no Brasil, o blog Como Prevenir entrevistou Julia Ghidetti, sócia da corretora TRW para tentar ajudar o usuário que precisa proteger sua saúde e não está vinculado a uma empresa com CNPJ. Leia a entrevista na íntegra abaixo.


1-Por que é tão difícil se contratar plano de saúde individual, sem intermediação de cnpj, no Brasil?

Porque os reajustes dos planos individuais e familiares são controlados pela ANS (Agência Nacional de Saúde). As operadoras que optaram por não comercializar mais os planos nesta modalidade, têm liberdade em aplicar o reajuste que julgar conveniente para manter a saúde financeira da empresa. O contrato por empresa ou adesão (sindicatos e associações) possuem também a possibilidade de rescisão unilateral a qualquer tempo com aviso prévio de 60 dias. Situação que não é possível em planos familiares e individuais.

2-Recentemente houve a saída da empresa Cuidarme da oferta de planos individuais. Qual a causa dessa saída e como ela impacta o mercado de seguro saúde?

Acredito que seja um momento de rever custos e estratégias do plano Cuidarme. Eles permanecem com a opção de plano empresarial. Posso falar de forma pessoal, pois achava um excelente custo x benefício. Atendia de forma bastante eficaz e com um custo honesto.


3-Como funciona o modelo de contratação de planos de saúde coletivos por adesão? Esse modelo atende às necessidades do usuário individual? Quais os riscos envolvidos?

São contratados feitos por administradoras de benefícios, que fazem a intermediação entre o usuário, operadora de saúde e sindicato ou associação. Esta administradora é quem vai fazer a cobrança e fazer todas as negociações, inclusive sobre os reajustes com as operadoras e seguradoras de saúde.

Este modelo atende o usuário individual, pois ele não precisa estar vinculado a um CNPJ e contratar para mais de 1 pessoa o plano. Aparentemente ele está em um plano de saúde individual, pois recebe a cobrança individualizada. Mas na realidade, ele está dentro de um grupo do devido sindicato e/ou associação. Ele não está protegido em relação ao reajuste estipulado pela ANS.

4-Como o leitor do blog pode entrar nessa modalidade de planos de saúde coletivos por adesão?

Primeiramente é importante conseguir encontrar o sindicato ou associação que se adeque ao perfil do leitor. Para isso, é recomendado que o leitor interessado receba ajuda de um corretor de seguros para saber se ele tem formação universitária, empresa aberta, se é funcionário público, cidade em que reside e idade. Com essas informações iniciais o corretor de seguros poderá verificar se ele está elegível para a contratação do plano de saúde por adesão.









Consultoria para contratação de plano de saúde individual


O blog Como Prevenir criou um canal de contato por whatsapp com a equipe da Julia para o leitor receber consultoria gratuita e orçamento de planos de saúde. Clique no link para cotar planos de saúde individual

Email enviado!

Assine grátis para cuidar da sua saúde

bottom of page